O que é atitude no futebol?

Me penitencio e peço desculpas ao meu leitor por ter usado a frase "O Americano teve atitude no jogo contra o Macaé", logo após a partida jogada no penúltimo domingo, no Godofredo Cruz, quando André Pimpolho assumiu o comando do alvinegro e seu time venceu por 3x1 e abriu o coração do torcedor.


Me arrependo hoje por ter usado esta palavra, que ficou banalizada no futebol devido ao uso impróprio por treinadores, jogadores, analistas e repórteres que vivem o dia a dia do mundo da bola, entre estes eu me incluo já prometendo não mais usa-la como referência a um jogo de  bola.


Explico: Dário Lourenço assume a Cabofriense, que vem levando chinelada atrás de chinelada na Segunda Divisão, e seu time perde por 3x0 para a Portuguesa, líder e favorita ao acesso, e o veterano treinador diz: "Faltou atitude ao time contra a Lusa".


Faltou atitude ou faltou futebol ao tricolor da Região dos Lagos? Fico com a segunda opção, em doze jogos o time se mostrou ruim, sem planejamento tático e está brigando até para não cair para terceirona, que seria uma vergonha para o futebol de Cabo Frio.


Abel Braga, para justificar a derrota do seu Fluminense para o Macaé Esporte também usou o termo e ontem, após levar um sufoco do Bangu, na segunda metade do segundo tempo, Joel Santana reclamou da falta de atitude de seus jogadores.


Afinal, o que é atitude no futebol? Jogar bem? Jogar com raça? Assimilar o padrão de jogo dos treinadores? Enfim, o que significa este modismo, apenas uma justificativa para uma derrota ou para uma vitória? Faltou o quê ao Americano ontem, em Resende? Futebol ou atitude? Cartas para a redação.

Comentários

  1. Adilson, a palavra "atitude" pode ser substituída por "competência", pois é o que falta na maioria dos nossos jogadores e principalmente, nos professores, que antigamente eram chamados de treinadores, isso mesmo, pois naquela época colocavam os jogadores para treinar os fundamentos do futebol. Hoje os "craques" já sabem de tudo e não querem mais treinar dois toques, jogadas ensaiadas, cruzamentos sobre a área e posicionamentos. Nas categorias de base o mais importante são os títulos, revelar jogadores preparados tecnicamente para subir é mero acaso. O que tem de jogadores que não sabem cruzar e chutar a gol é uma grandeza. Quantas saudades do titio Fantoni, Enio Andrade, Claudio Minelli, os irmãos Moreira, Oswaldo Brandão, Oto Gloria e mais alguns.abrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Eis a minha seleção