História de um Vasco x Botafogo


Assisti a muitos Vasco x Botafogo, um está guardado na memória não pelo futebol apresentado ou por uma vitória estrondosa de vascaínos ou botafoguenses e sim por um dos piores momentos vividos por este escriba em toda sua vida.


Ano: 1971. Local: Maracanã: Jogo: Vasco x Botafogo. Fato: Temporal daqueles de inundar toda região da Tijuca e do Maracanã e relâmpagos e trovões que botaram prá correr cerca de trinta e tantas mil pessoas, que naquele momento, por volta das quatro da tarde, já tomavam conta do Maracanã mesmo enfrentando um dilúvio sem igual.


Os relâmpagos, seguidos de violentos trovões, assustavam todos nós, sentados ou até agachados nas arquibancadas até o momento em que o serviço de alto falante da Adeg informava que o jogo estava suspenso, seria realizado na quarta-feira, e que poderíamos sair devagar e em ordem.


Eu saí devagar, mas e o povo? Cada trovão era motivo para acelerar o passo e cada relâmpago era um grito só. Da rampa podíamos observar o desespero de quem estava na Avenida Maracanã. Carros boiando pelo asfalto, que parecia um rio, pessoas caindo pelo chão eletrocutadas pelos fios de alta tensão, que caiam do poste devido o forte vento, um espetáculo triste e amedrontador, que no dia seguinte, lendo os jornais da capital, pude ficar sabendo do número de vítimas fatais naquele triste domingo de maio.


Ainda bem que não foi no Engenhão e seu entorno perigoso, foi no Maracanã, onde o espaço físico é suficiente para uma saída à francesa e, naquele tempo, a solidariedade humana ainda existia e, pelo menos eu não vi, os assaltos e avanço às vítimas não existiu. Já nos dias de hoje.... Tenho minhas dúvidas.


Não fui ao jogo na quarta-feira seguinte, perdi o ingresso. Ainda estava abalado com o ocorrido e, confesso sem medo de ser zoado, até hoje respiro fundo e me escondo quando vejo relâmpagos pipocando pelo céu e vento soprando mais forte. Tudo isto foi em um clássico Vasco x Botafogo, no ano em que o alvinegro tinha o melhor time do campeonato mas deixou o título nas mãos do Fluminense.


Aliás, se vencer o Vasco neste domingo, no Engenhão, o Botafogo tem a chance de ir a forra sobre o Fluminense, quarenta e um anos depois, na final de 2012. Afinal, quem é o favorito para ficar com a Taça Rio? Eu fico no muro e aposto na decisão nas penalidades máximas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção