Jadir, Dequinha e Jordan, te lembra alguma coisa?

Já sentindo saudades do carnaval das marchinhas, das marchas rancho, dos sambas do Bola Preta, Cacique de Ramos e dos sambas de enredo das grandes escolas nos anos 60 e 70, chego a esta sexta-feira, que antecede ao tríduo momesco, ouvindo os sambas da Mangueira, Caprichosos, União da Ilha, Salgueiro e Mocidade, sentindo no peito a dor de uma saudade dos tempos que não voltam jamais.


Alegria e pensamento nos anos sessenta e, de repente, bate mais forte o coração do garoto rubro-negro, que sabia de cor e salteado aquele Flamengo do início de 1960, que tinha um trio escalado, nos auto falantes da Adeg, que dava para ter a certeza que eram jogadores com amor a camisa do clube e afinavam até na hora da escalação: Jadir, Dequinha e Jordan, por quantas vezes li no Jornal dos Sports e por quantas vezes ouvi, sentado nas arquibancadas quentes do Maracanã, a escalação deste hoje saudoso trio defensivo.


Jordan se foi, como se foi o samba bonito, as marchinhas simples ou picantes, os sambas de embalo de Osvaldo Nunes, do Bola Preta, ou da turma do Cacique de Ramos. Que saudade do Didi, aquele que inspirou os compositores da Unidão da Ilha a fazer aquele belo samba, que até hoje está na memória de qualquer um de nós, apaixonados pelo samba e pelo futebol.


Que o espírito de Jordan ilumine os jogadores do Flamengo, principalmente seu capitão, Ronaldinho Gaúcho, para que ele vista a camisa com amor, orgulho e paixão e deixe de lado o capitalismo, mercantilismo e a vaidade de ser um ex-melhor do mundo, pois o que lhe resta, neste momento, é apenas este título de ex-craque, mas ainda há tempo de provar o contrário.


Comentários

  1. O Jordan participou da última grande partida do Garrincha, em dez/62, naqueles 3 x 0 contra o CRF. O Jadir já estava no BFR.
    Este jogo, que não vi pela TV, foi uma das minhas maiores tristezas. Meu vizinho da mesma idade, que tinha TV, sabia que eu queira ver o jogo mas não me convidou.
    Nunca me esqueci disso.
    abs

    ResponderExcluir
  2. Parece que estou vendo meu saudoso pai, Zebinho, na geral do Maracanã, pedindo ao Jordan: "Moço, só uma vezinha, mete o cacete neste cara", e não dava, Jordan era educado e não batia nem mesmo no Garrincha.
    Este trio, citado, era tão famoso quanto Garcia, Tomires e Pavão... tá lembrado?

    ResponderExcluir
  3. Bem vagamente. Tenho um amigo americano que tem ressentimento do Tomires . Ele fala que o Solich mandou o Tomires acabar com o Alarcon.
    O Pavão acho que jogou no Santos. Esse trio era de meados da década de 50. Só a partir de 1958 comecei a entender um pouco. Em 1959, já em São Paulo, ia de manhã na banca de jornal para ver as manchetes da Gazeta Esportiva. E esperava o noticiário esportivo da rádio Difusora.
    O meu time era muito fraco na época. Quando tem que ser não adianta.

    ResponderExcluir
  4. olá sr Adilson Dutra ,eu jadilson filho do jogador jadyr do flamengo que vc conheceu ou ouviu dizer dele, gostaria de ter umas fotos ou coisas parecidas que o senhor tiver sobre ele.(11)93370249 ou jsonsouza@hotmail.com,Obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Apenas um comentário