Festa na Flórida e no Rio - parte 1


O domingo, nos Estados Unidos, foi um dia cheio. As celebridades desfilaram nos tapetes vermelhos de Hollywood e nos luxuosos sofás, que formam as arquibancadas, da Arena de Orlando, também na Flórida. Por aqui nós, mortais brasileiros, assistimos tudo pela telinha da tevê e ficamos de boca aberta observando o luxo, a organização e a segurança dos torcedores ou dos artistas das telonas.


Era a festa de entrega do Oscar, maior premiação do cinema mundial, e a confraternização dos astros da NBA, maior liga de basquete profissional do planeta. 


Domingo, no Brasil, foi um dia cheio para os clubes de futebol do país, que um dia se portou no primeiro lugar do ranking de qualidade, mas jamais primou pela qualidade da organização ou de realização de grandes eventos esportivos ou culturais. Clássicos em vários estados e decisões em alguns. 


No Rio a decisão da Taça Guanabara, no Engenhão, na capital cultural do país, foi uma lástima fora das quatro linhas. O torcedor sofreu com calor, violência, ingressos caros e difíceis de serem comprados.


Se lá na Flórida o Oscar e a NBA tomavam conta do público e espalhava imagens, via tevê, para todo o mundo, aqui no Rio de Janeiro poucos privilegiados, cerca de trinta e cinco mil torcedores, se apertavam para ver Fluminense e Vasco se exibirem de forma maviosa em jogo considerado o melhor do ano em território nacional.


“O Artista” filme em preto e branco e mudo ganhou o Oscar 2012 e nós aqui, no país do futebol, ficamos torcendo por Carlinhos Brow e Sérgio Mendes com a canção Rio, do filme do mesmo nome. Como todos brasileiros, que chegam na cerimônia do Oscar Americano, saiu de lá com as mãos vazias e o coração cheio de frustração.


Assim ficou o torcedor do Vasco, na tarde de domingo, no Engenhão. Foram para o estádio certos de que levariam o Oscar, opps, a o troféu da Taça Guanabara. Sua torcida era maioria e o adversário só chegou as finais graças a um arranjo do próprio time da Colina, que venceu o Boavista na última rodada e desqualificou o time de Saquarema das semifinais. Castigo? Não vejo assim, vejo como profissionalismo sério em um país onde o “jeitinho” é sempre elogiado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Apenas um comentário