Decisão da 48a Taça Guanabara


Em quarenta e sete anos, é disputada desde 1965, quando o Vasco venceu o Botafogo na final,  a Taça Guanabara só tem três intrometidos entre os vencedores. Em quarenta e quatro oportunidades o Flamengo, com 19 conquistas, o Vasco da Gama, com 11, o Fluminense, com 8 e o Botafogo, com 6 títulos, dividem os louros da glória nesta competição que hoje corresponde ao primeiro turno do Estadual do Rio de Janeiro. 


América, em 1974, Americano, em 2002, e o Volta Redonda, em 2005, são os vencedores nos anos “zebras” e Resende, Madureira. Boavista e Americano, duas vezes (1980 e 2005) chegaram perto e ficaram com o segundo lugar e surpreenderam em chegar a finalíssima.


Vasco e Fluminense fazem a quinta decisão entre eles, a primeira foi em 1985, vencida pelo tricolor e em 1987 o Vasco foi a forra e ficou com o título, fato que se repetiu em 1994 e em 2003. Portanto, nas quatro finais anteriores o Vasco levou três para São Januário e o Fluminense uma taça para Laranjeiras.


Duas curiosidades sobre a Taça Guanabara, que foi disputada separadamente nos anos 1979 e 1980. O primeiro ano teve a disputa separada do Estadual e o primeiro turno do Carioca foi vencido pelo Flamengo, e, no ano seguinte o Fluminense ficou com o título do turno, mas em ambas as oportunidades a Taça Guanabara foi jogada, em forma especial, e conquistada pelo Flamengo.


Este ano, com mais uma vez o Estadual sendo disputado em dois turnos e com dezesseis equipes, a falta de datas disponíveis faz com que a decisão seja em um jogo apenas e em caso de empate cobrança de penalidades máximas, a promotora do jogo, a Rede Globo, não permite prorrogação nos jogos patrocinados por ela devido ao alongamento do horário oferecido.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção