Gonçalves Dias X Michel Teló


Meu mais novo “amigo de infância”, Renato Caveare, me envia um torpedo, via Twitter, que julgo ser um dos mais interessantes deste novo ano que começa agora. “Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá, sorte sua poeta Gonçalves Dias, aqui, hoje em dia, é “Ai se eu te pego...Ai.. Ai”. 


Diria Milton Leite: “Que beleza!” e eu digo, tudo o que penso em apenas uma frase inteligente, criativa e cheia de verdade. Que beleza! Caveare, sua inspiração pode até ter vindo da vizinha, conforme você me explicou em um novo torpedo, mas com certeza, usando a frase da moda, esta inspiração lhe foi passada pelo poeta, Gonçalves Dias, autor da bela “Canção do Exílio”, que um dia serviu de inspiração para este escriba falar de sua saudade da terrinha.


Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá, as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá, é o primeiro verso da poesia eterna do eterno poeta, já Michel Teló, o desconhecido que virou sucesso e, em breve, se esconderá de novo, diz a beleza: “Nossa, nossa, assim você me mata, ai se eu te pego, ai se eu te pego”.


E o brasileiro, carente de inteligência e de memória, assume a mediocridade do autor moderno e a imprensa, ávida por uma grana extra no final de ano, faz alarde e expande esta “pérola rara” por toda mídia com apoio irrestrito dos novos ricos do país, os jogadores de futebol, cuja escolaridade é a mesma que os serviçais, da época de Gonçalves Dias, conseguiam ter, ou seja, a mínima possível. 


“Nosso céu tem mais estrelas, nossas várzeas tem mais flores, nossos bosques têm mais vida e nossas vidas mais amores”. Será que algum destes autores modernos, nem vou citar nomes para não ofender os amantes dos sertanejos e coisa e tal, teriam mente tão iluminada assim, como Gonçalves Dias?


Pobre escriba, parece até que não conhece a segunda estrofe da música do momento. Veja só a graça, a beleza, a exaltação deste poeta maior de nossos tempos: “Delícia... Delícia... Assim você me mata... Ai se eu te pego... Ai se eu te pego”. 


Sentiram o clima de romantismo, de paixão, de clarividência? Nem dá para comparar com o poema eterno do poeta em questão, afinal “Não permita Deus que eu morra sem que eu volte para lá; sem que desfrute os primores que não encontro cá; sem qu’inda aviste as palmeiras onde canta o sabiá”, não será jamais compreendido por estas mentes abstratas e fechadas com as “belas canções” destes dias atuais.


Juventude que aprendeu a cantar com Xuxa, passou por Tiririca e hoje curte Teló e seus comparsas assassinando a nossa Música Popular Brasileira, que por pura falta de interesse das gravadoras, dispostas a lucrar com o “inteligente” novo público consumidor, empurra goela abaixo falsos sertanejos com o novo rótulo incluindo o adjetivo Universitário, para estes jovens sem qualquer interesse em nossa verdadeira literatura. 

Comentários

  1. Calma, companheiro. Lembre de Paulinho da Viola e diga para eles: "Tá legal, eu aceito o argumento...faça como o velho marinheiro, que durante o nevoeiro leva o barco de vagar". É certo que logo virá outro nevoeiro, mas espere só mais um pouco que este logo passará. O diabo é que, como vem acontecendo faz tempo, quando passa um, logo vem outro nevoeiro, tornando turva nossa visão. rrsss

    ResponderExcluir
  2. Minha felicidade é que Gonçalves Dias fez a "Canção do Exílio" em 1847, que é (pouco) lembrado até hoje, mas é lembrado.
    Já Michel Telo fez(?) essa música em 2011 e acredito que depois do Carnaval ninguem mais vai lembrar dela...
    Abracos

    ResponderExcluir
  3. A nossa música está como o futebol, totalmente em baixa. Passamos por uma grande crise musical e somos quase que obrigados a engolir tudo isso. Como também no futebol, o romantismo das músicas ficou no passado. abrs

    ResponderExcluir
  4. Certa vez entrevistaram um dos Paralamas do Sucesso e perguntaram sobre como fizeram aquela música , Melô do Marinheiro.
    Sim, aquela que fala " Entrei de Gaiato no Navio" . Então ele falou que foi num momento de grande "inspiração" rs.
    Tá certo que eles fizeram boas músicas de rock, mas ....
    abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Eis a minha seleção