Um reencontro com o velho João

Agora pela manhã, um pouco antes do almoço e da soneca reparadora das 13 horas, recebi uma ligação via celular. Dou outro lado o velho amigo João da Cida, que um dia dividiu comigo um pedaço da calçada da Praça da Matriz a procura de fregueses para uma graxa legal em seus sapatos.


O velho e sumido amigo descobriu que tenho um blog e que escrevo sobre futebol nos jornais daqui e da terrinha. Não foi surpresa para ele, João foi um dos primeiros a saber do meu interesse por jornalismo e pela leitura diária de jornais e revistas especializadas em esportes.


Foi com ele que saí, várias vezes, para buscar o Jornal dos Sports na banca do seu Chico e, posteriormente, do filho Chiquinho, também conhecido como Maracanã devido a proeminente barriga, e que por várias vezes leu os textos que escrevia nos cadernos escolares guardados dentro da minha caixa de engraxate.


- E ai, Penacho, estou sabendo que você gosta de dar palpites e de comentar sobre futebol, que tal achou a coluna do Renato Maurício do Prado hoje, em O Globo?


Ainda não tinha lido, mas disse que o moço era bom e que a gente sempre tem ideias parecidas. Não sou tão radical quanto, mas gosto do que ele escreve. Enquanto elogiava o colunista fui buscar, rapidamente, o jornal no quarto do Ralph, para poder atender ao pedido do amigo, que após longos anos, dava as caras novamente.


Li, rapidamente, e vi que RMP tratava do Estadual inchado e um pouco desgastado, um prato cheio para este velho escriba responder.


- Caro João, eu sou da mesma opinião do Renato e também torço, há muito tempo, para que tenhamos um Estadual do Rio com oito clubes ou dez, no máximo. Porém, tem sempre um porém (expliquei para ele que gosto de usar este bordão e ele morreu de rir do outro lado da linha) os dirigentes não estão nem aí para o pensamento do torcedor e deixam as coisas acontecerem ao seu bel prazer.


Daí prá frente a gente curtiu o telefonema falando de Miracema, dos filhos, dos netos e até mesmo dos tempos em que batíamos nossas peladas no Rink e no Ginásio de Miracema, isto depois de trocarmos um dedo de prosa sobre a segunda e terceira divisões do Rio, que de tão inchadas assustam os novatos  ou novos concorrentes.


- Será que um dia o nosso Miracema FC irá jogar a Terceira Divisão? 


Quando disse que torcia pelo não ele perguntou porque. Espere só mais um pouquinho para ver o que acontecerá com o Paduano, e, quando expliquei que o Floresta, o Aperibeense, o Cardoso Moreira já estiveram por lá e hoje estão com portas fechadas, o amigo entendeu meu ponto de vista.


- Vou a Miracema na próxima semana, que tal a gente se encontrar por lá? 
Fiz o convite e acho, pela resposta animada, que o velho amigo será abraçado novamente. Tomara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Apenas um comentário