As lições de Yokohama

Após a decisão do Mundial de Clubes da Fifa, vencida pelo Barcelona, Neymar falou aos repórteres com uma humildade jamais vista, sem aqueles risinhos irônicos ou gargalhadas no final de cada frase, e mostrou-se abatido com a derrota acachapante. 


Porém, tem sempre um porém, o craque do Santos FC deixou claro que a derrota serviu de lição para ele e para o futebol brasileiro. Com muita personalidade o atacante santista falou sobre os motivos da derrota e o que levará para casa com o resultado. 


Neymar parece entender onde está o erro e se põe anos a frente de seus companheiros. Dentro de campo ele é um dos poucos gênios do futebol brasileiro, e, fora dele. se mostra mais evoluído do que muitos treinadores, que até agora não entenderam que é no plano tático que os brasileiros estão em desvantagem.


Muricy tenta "tapar o sol com a peneira", ele diz que se implantar a tática do Pep Guardiola por aqui o torcedor não aceita. Quanta bobagem, meu caro Muricy, o que não temos são jogadores capazes se assimilar o treinamento imposto pelo FC Barcelona ou técnicos e dirigentes capazes de tratar estes rapazes, como Neymar e outros, como simples mortais e não como estrelas de cinema, música ou televisão.


Veja só a figura de Lionel Messi, Xavi ou Iniesta, homens e craques totalmente diferentes de Neymar. Olhem o comportamento destes craques do Barcelona durante as entrevistas ou no dia a dia e tentem encontrar algo que chame a atenção, além é claro do futebol maravilhoso jogado por eles.


O cabelo, ridículo por sinal, de Neymar é fruto da vontade de aparecer? Creio que sim, mas o rapaz não precisa provar mais nada, é extra-classe, e, realmente, só lhe é necessário um pouco mais de humildade, como aquela que demonstrou após a partida perdida para o melhor do mundo.


Hoje leremos, na grande mídia, declarações de treinadores brasileiros sobre a atual fase do Barcelona, quem me acompanha por aqui sabe que há alguns anos estou falando sobre o assunto e traçando paralelos com o nosso futebol e sua organização. 


Por aqui, no momento, não há organização na base e nossos clubes estão mais propensos a serem cópias do Manchester United, Chelsea, Real Madrid e outros, que vivem de empresários e de negócios, do que a fórmula do FC Barcelona de ser.

Comentários

  1. Adilson, falou e disse em poucas palavras a real situação do nosso futebol. Os nossos técnicos precisam se reciclar e fazer o seu serviço sem se preocuparem com as críticas da imprensa. O Muricy foi muito infeliz na declaração que o mundo desaba sobre a sua cabeça se o seu time entrar em campo sem nenhum atacante. O que falta no futebol brasileiro de hoje é a qualidade técnica.

    ResponderExcluir
  2. Bem, depois das grandes tragédias, o futebol brasileiro costuma renascer das cinzas, assim foi em 50, 66 etc.
    Agora temos uma nova tragédia com o Santos, o que fazer? Penso que os nossos treinadores depois que viram o show do Barcelona, começarão a priorizar e procurar os CRAQUES, isso talvez leve a revisão de conceitos nas chamadas Divisões de Base.
    Voltar à espontaneidade do nosso futebol? Acho que talvez seja esse um caminho. Lógico que os tempos são outros e muitos os interesses comerciais. Jogar futebol deixou de ser apenas uma gostosa brincadeira como nos velhos tempos. Antigamente as coisas eram bem simples, como simples eram nossos treinadores infantis, não complicavam tanto como os atuais que se dizem cheios de conhecimentos. Veja só como eram simples as explicações dos treinadores infantis: Neném Prancha, treinador dos times infantis do Botafogo (ou teria sido o Polaca, ídolo do nosso glorioso ZMA?), vendo que os meninos não colocavam a bola no gramado, só chutão para o alto, chamou-os ao centro do campo e deu a seguinte instrução - meninos de que é feito a bola? Todos responderam - de couro de boi (naquele tempo era de couro de boi). Pois bem, boi come o quê? Capim. Então coloque a bola no chão (gramado), pois ela também gosta de capim. / Abrs.

    ResponderExcluir
  3. Adilson, acho que toda a midia já opinou, já falou o que tinha de dizer, a minha opinião é a seguinte, quando falamos que futebol não tem lógica, que é 11 x 11, etc., desacredito a partir do momento que vejo esses artistas do Barça jogarem, com eles em campo, o futebol tem lógica sim, é vitória e baile sempre, não tem jeito, desde que acompanho futebol não vi um time como este, nem meu time dos sonhos, meu Mengão Seleção do Mundo de 1981, é verdade amigo. Fique com Deus e Feliz Natal pra vocÊ
    e todos meus amigos por aí. Ricardo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção