Rodada decisiva: De olho no apito




Na quinta-feira recebi a visita do amigo José Luiz da Silva, o Categoria, e como nosso papo gira, gira e acaba sempre no futebol nosso de cada dia, comentamos sobre o nível de arbitragem brasileira nesta temporada. O Zé não gosta de criticar árbitros e põe a culpa nas parafernálias modernas, usadas pela televisão, para justificar sua defesa aos “pobres” apitadores.


Concordo com ele, em parte, mas já discordando com o que acredito ser falta de critério dos homens do apito. Não há uma linha, como no futebol inglês, onde o jogo é corrido e não é qualquer esbarrão que se transforme em faltas ou cartões, comumente aplicado aqui no Brasil. Discordo com ele, em parte, já concordando, quando ele diz que existem árbitros mau preparados e não mau intencionados. Creio que os dois estilos estão em jogo neste Brasileirão.


Falamos dos árbitros amadores, daqui e lá da terrinha, o Zé Luiz é campista radicado em Miracema, e viveu intensamente o Campeonato Municipal de Campos nos seus tempos áureos e, portanto, tem pedigree para comentar o assunto que estava em pauta, já que também foi dirigente da Associação Atlética Miracema, time de ponta lá da cidade, e sofreu com erros dos nossos árbitros amadores.


Chego a esta conversa, aqui na coluna, para mostrar duas interpretações, na rodada que foi jogada no final de semana, que mostram os dois lados de nossa opinião: Arbitro completamente despreparado o auxiliar Ivan Carlos Bohn, que bandeirou Flamengo x Figueirense e, pasmem o amigo leitor, acenou um impedimento de Ronaldinho quando este partida de seu próprio campo. Medo de errar ou simplesmente erro de decisão? Fico com as duas e portanto o moço não merece ser profissional do apito.


Neste mesmo jogo notei que Evandro Rogério Roman aplicou as regras de maneira que a CBF pretende, mas no jogo de São Paulo, no Pacaembu, entre Santos e Atlético Goianiense, Alício Pena Júnior mostrou que continua o mesmo, pode até não ser mau intencionado, mas faz de tudo para alegrar o dono da casa. O Atlético Goianiense saiu falando cobras e lagartos do apitador mineiro.


Caramba! Hoje tem rodada decisiva e o cara vem falando de arbitragem, deve estar pensando você, caro amigo daí do outro lado, mas tudo a ver para os jogos deste domingão do Brasileiro, que terá jogos decisivos na parte de cima, como Corinthians x Atlético Mineiro, e na parte de baixo, como Grêmio x Ceará, este último super ameaçado pelo fantasma do rebaixamento.


Há também o clássico decisivo em Santa Catarina, onde o Figueirense, que sonha até com título, recebe o Fluminense, que está na mesma situação. Quem vencer se qualifica para esperar tropeços de Corinthians e Vasco e sonhar com a faixa de campeão no início do mês de dezembro.


Então fiquemos de olho no apito e não creiam que os comentaristas da Globo ou do Sportv irão satisfazer seus ouvintes ou telespectadores, eles irão sempre fazer média com os ex-companheiros e jamais crucificarão, como os torcedores, aquele que estragou a festa do seu time. Olho vivo.


Jogo crucial para o rebaixamento será jogado na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, entre Cruzeiro x Atlético Paranaense. O perdedor vai comprar parte de uma passagem para a Segunda Divisão em 2012 e tudo pode acontecer naquele estádio alternativos dos mineiros neste campeonato.


Exceto Atlético Goianiense x Flamengo, no Serra Dourada, onde o rubro-negro carioca joga sua última esperança de classificação para a Libertadores, os demais jogos são apenas complementos de tabela e nada altera o andamento do campeonato.


Olho vivo nos homens do apito, principalmente depois que o paulista Sálvio Spinola abandonou o apito e disse que vai falar os motivos de tal decisão brevemente. Aí tem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção