Não é crime ser torcedor. Paz nas torcidas.

Esta semana, que antecede a decisão do Brasileirão, que reunirá as quatro maiores torcidas do Brasil, duas no Rio e duas em São Paulo, seria agradável ver nos telejornais das emissoras de televisão, ou até mesmo nas novelas globais, um apelo para que se respeite o torcedor seja respeitado por sua escolha do clube para torcer.


Não é crime ser Corinthians ou Flamengo, as vezes por serem clubes de massa seus torcedores são os mais perseguidos nas redes sociais ou nas conversas de botequins por este país afora. Vasco x Flamengo transcende a normalidade e sai dos gramados para as ruas ou arquibancadas, onde os idiotas se agridem gratuitamente, o mesmo ocorrendo entre torcedores de Palmeiras x Corinthians, na capital dos bandeirantes.


Futebol sempre foi festa e alegria nas arquibancadas, porém, tem sempre um porém, de alguns anos para cá  a vida do torcedor não ficou fácil. É impossível vestir o "manto sagrado" em dias de clássicos e sair pelas ruas do Rio ou São Paulo. É impossível tecer um comentário, por mais simples que seja, sem receber uma "pedrada" de troco.


Tenho vários exemplos de pessoas de bem, com quem convivo quase diariamente ou até mesmo de tempos em tempos, que perdem o sentido da amizade com uma simples colocação, tipo, como dizem os mais jovens: "Hoje o time tal não está bem na partida". É só dizer tal comentário, ou coisa parecida, para que o "adversário", do outro lado da mesa ou da rua, disparar contra você de forma grosseira ou antipática.


Vivi momentos assim tanto aqui na nossa Campos intrépida e formosa, quanto lá na terrinha, e por este justo motivo jamais voltei a um bar para ver um clássico, mesmo aqueles que não reúnem o meu time do coração. É impossível conviver, nos dias de hoje, em harmonia nos bares e nas arquibancadas da vida.


A ironia, a agressão gratuita, a resposta agressiva deveria ser contida por programas diários nas emissoras de televisão, mas como impedir se até os comentaristas de degladiam durante as suas participações, vide estes programas populares da Band, como é que vamos exigir respeito do humilde torcedor?


Disse e repito: Não é crime torcer por Flamengo. Não é desonesto ser Vasco. Não é feio ser Fluminense. Não é pecado ser Botafogo. Todos nós nascemos sem clube e escolhemos durante nossa trajetória por aqui e então, caro torcedor, vamos nos respeitar um pouco mais?

Comentários

  1. Infelizmente os marginais disfarçados de torcedores mancham o futebol mundial. O verdadeiro torcedor é movido pela paixão e não pelo ódio. Perder ou ganhar faz parte deste jogo apaixonante.

    É importante que a legislação endureça a vida destes marginais que tumultuam o espetáculo e a vida dos verdadeiros torcedores. As penas impostas devem ser duras, a ponto de banir a presença desses caras nos estádios.

    Veja o que tem acontecido: A PM prende, levara para a DP, os marginais são liberados, e os PMs continuam na DP. Uma vergonha!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção