Google resgata a memória do jornalismo

Você, blogueiro mais novo, jamais deve ter ouvido falar de Lemyr Martins, Carlos Maranhão, Divino Fonseca ou Lenivaldo Aragão. Deve ter visto José Maria de Aquino no Sportv ou Michel Laurence na Espn. Mas, com certeza, não leu textos destes moços nos bons tempos do jornalismo esportivo do Brasil.

Todos estes, mais alguns outros, como Fausto Neto, Raul Quadros, Arthr Ferreira ou o chefe Hedyl Valle Júnior, e fotógrafos famosos que fizeram o automobilismo, de Emerson, Pace e Wilsinho, tão conhecidos como Pelé, Gerson ou Rivelino.

Todos estes jornalistas fizeram parte do primeiro time da Revista Placar, a bíblia do esporte brasileiro, que circulava semanalmente pelas bancas de todas as cidades brasileiras a partir de dos anos 70, que a Google Livros está nos brindando com a digitalização de todo o acervo da revista.

Que Beleza!! Assim os jovens poderão conhecer bons textos, feitos ainda na marra, na máquina de escrever e enviado via telefone, por estes fantásticos moços criadores de emoções.

Quantas vezes vi José Maria de Aquino preparando seus textos de jogos ou escrevendo matérias espetaculares com craques ou sobre craques do nosso futebol. A matéria com Mazzola, o Altafini para os italianos, direta da Itália, é prá guardar no fundo do bau ou mostrar para todos amantes do jornalismo.

Eu vi de perto tudo isto porque tive o prazer de fazer várias viagens com este que foi e sempre será meu amigo, guru e incentivador. Não vi nascer a revista em São Paulo, mas vi o lançamento no Rio e de lá prá cá me apaixonei pelo jornalismo e fui um colecionador ativo até o número 500 e depois, por falta de espaço, doei toda a coleção para o jovem Gustavo Rabelo, que hoje não está entre nós, e não me arrependo.

Se quer matar a saudade ou conhecer a REVISTA PLACAR dos anos 70, clique aqui no link da google livros:
http://books.google.com.br/books?id=L5CwOs59tV8C&num=6&as_pt=MAGAZINES&source=gbs_all_issues_r&cad=1&atm_aiy=1970#all_issues_anchor e boa leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção