VAI COMEÇAR O BRASILEIRÃO/2O11

No sábado a bola já rola para o mais importante competição do futebol brasileiro. Vai começar o Brasileirão 2011 e o Rio tentará com Vasco, Botafogo, Flamengo e Fluminense, a hegemonia do campeonato. A dupla Fla/Flu levou os dois últimos canecos, 2009 e 2010, e o Rio vira o Estado a ser batido este ano.

São vinte clubes na principal divisão do Brasil e estão assim distribuídos: Quatro cariocas: Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo. Quatro paulistas: Santos, Corinthians, Palmeiras e Santos. Três mineiros: Cruzeiro, Atlético e América. Dois gaúchos: Grêmio e Internacional. Dois paranaenses: Atlético e Coritiba. Dois catarinenses: Avaí e Figueirense. E, fechando o grupo, um baiano (Bahia), um cearense (Ceará), um goiano (Atlético).

A primeira rodada já nos oferece três clássicos daqueles de tirar conclusões. Palmeiras x Botafogo; Santos x Internacional e Grêmio x Corinthians, e de cara iremos ver como se comportarão os campeões paulista e gaúcho e qual será a ideia de Muricy sobre poupar o não seus principais jogadores no Brasileiro para preserva-los para a Libertadores.

Já me perguntam sobre quem serão os candidatos ao rebaixamento, e, como ainda é muito cedo, eu respondo que são vinte candidatos ao título e vinte possíveis candidatos ao rebaixamento. Claro que não há definição antes da bola rolar, vide o exemplo de outros anos, quando se aproximando do final os candidatos a degola deram a volta por cima e escaparam. Não há previsão antecipada para este Brasileirão.

Se me perguntam sobre reais candidatos ao título eu digo que são dez os postulantes reais e cinco com cara de zebras, mas isto não me dá o direito de, a um dia da primeira rodada, chegar aqui e dizer que temos um grande favorito ao título, seria uma grande bobagem, e o mesmo cabe a indicação sobre os possíveis quatro rebaixados.

Outras dúvida da torcida é sobre as chances dos quatro cariocas na competição: Entre os quatro há um favorito a brilhar? O Flamengo, de Luxemburgo, pode engrenar e ser o grande protagonista? E Abel, vai dar um jeito e colocar o Fluminense nos trilhos do bi-campeonato? O Vasco, com o timoneiro Ricardo Gomes, pode ser o terceiro carioca a levantar o caneco em três anos?

Toda pergunta é válida e nem sempre terão respostas imediatas. Os paulistas virão com força, principalmente o Santos, de Muricy Ramalho, o maior vencedor de Brasileiros, o Corinthians, que se reforçou com Fábio Simplício e Alex, o São Paulo, que é o papão entre os paulistas e lá no Rio Grande do Sul duas forças não podem ser esquecidas, Grêmio e Internacional.

Estão vendo, caro amigo blogueiro ou caro leitor do Ururau e do Diário, não estou chutando palpites e nem me esquecendo da dupla mineira (Cruzeiro e Atlético) que além de favoritos naturais são duas potências no nosso futebol.

Zebras? Apostaria minhas fichas na boa campanha do Coritiba e na possível conquista de uma vaga para a Libertadores com o Ceará e Avaí, mas isto baseado na ótima campanha do trio na Copa do Brasil, que é um torneio mata-mata e de tiro curto, como gostam de dizer meus amigos cronistas. No campeonato de pontos corridos a coisa é mais complicada e há de se ter elenco e camisa forte para aguentar o tranco.

Façam suas apostas, a bola começa a rolar no sábado e de cara tem Flamengo x Avaí, aqui pertinho de nós, em Macaé, tem o Vasco pegando o Ceará, em Fortaleza, e o clássico dos campeões Santos x Internacional, na Vila Belmiro. Sobre os jogos de domingo eu comento depois

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Apenas um comentário