Quem foi o melhor jogador do mundo?

Quem é o melhor jogador de futebol de todos os tempos? Se meu pai fosse vivo e tivesse que responder esta pergunta eu não tenho dúvidas de que ele diria:

- Foi Zizinho. O Mestre Ziza era demais e insuperável, diria o velho Zebinho.

Quem foi o maior jogador do mundo?

Tá perguntando prá mim? Foi Pelé e estamos conversado.

Em Buenos Aires os homens da geração Zebinho Dutra crêem que foi Alfredo D’Stefano, os da minha geração apostam em Maradona, e os garotos de hoje não vacilam em citar Messi.

E afinal, quem foi o melhor de todos os tempos? Cheguei a conclusão que não há um melhor de todos os tempos. Todos foram brilhantes em seus momentos de glória e viverão intensamente na memória de seus fãs.

Que tal perguntar, na Holanda, quem foi o melhor do mundo? A resposta será Johan Cruijff, não tenho dúvidas.

Os portugueses idolatram Eusébio como gênio da bola e alguns até o comparam a Pelé e portanto pode também ser considerado melhor do futebol de todos os tempos ou de sua geração.

A Fifa elege todos os anos o que ela considera o melhor do mundo, mas aí existem protecionismo, como aconteceu tempos atrás, em que os responsáveis pela eleição colocaram o espanhol Fernando Torres na lista de votação, esta mesma Fifa que elegeu Canavaro, o zagueiro italiano, o melhor de uma temporada.

São aberrações como esta que me reservam o direito de escolher um em cada tempo e dizer que Lionel Messi, Pelé, D’Stefano, Cryijff, Maradona, Zico, Zizinho, Garrincha e alguns outros possam ser, na opinião de muitos, candidatos ao título citado por aqui.

Nunca. Jamais. Impossível alguém chegar aqui, nos dias de hoje e dizer: Este é o maior de todos os tempos, haverá sempre uma contestação e sempre teremos um do contra, principalmente na era da Internet, onde tudo se decide atualmente.

Mas você prestou atenção na lista? Quatro brasileiros, três argentinos e um holandês entre os mais citados? Isto quer dizer que ninguém jamais contestará o que Brasil e Argentina jogam o melhor e mais bonito futebol do planeta bola. Ou há controvérsia?

Comentários

  1. Dessa sua lista retiraria dois nomes, um brasileiro e outro holandês, pois a mantê-los em minha lista, teria também de acrescentar: Ronaldo Fenômeno, Coutinho, Romário, Ricardo do RB, Tostão etc. / Para mim, Pelé foi ainda melhor do que a somatória do futebol jogado por todos eles. / Mas, isso não tem a menor importância pois, os GÊNIOS são simplismente GÊNIOS, seja na literatura, pintura, música, esportes etc. Para que comparações? Mas que elas existem, existem. / Abrs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção