O SONHO DO FERNANDINHO

No Blog do Zé Maria de Aquino leio um post interessante e que me levou a uma reflexão. Ambos estão aqui abaixo, veja só.

Zé Maria escreveu:
"Da, net, pajausta, spaciba, paca, Raracho, ia iz brazilii, la ni panimaiu, kaka dila, dobre utra, dobre vietcherm da svidania, mojna?, duti minha pajausta,

- Que é isso, Fernandinho, tá ficando birutinha?

- Tô aprendendo russo, papai

- Aprendendo russo ? E para quê?

- De repente eu fico bom de bola quando crescer e vou jogar na Rússia.

- Não me canse, menino. Vá estudar?

- Pode ser russo, papai?

Eu comento:

Engraçado, quando eu era criança pequena, lá em Miracema, sonhava em jogar no Tupã ou no Miracema FC, do Polaca, mas na verdade eu queria mesmo é jogar no Flamengo, mas era um sonho distante demais.

Realizei, parcialmente, o sonho quando tive uma passagem pelo Vasco, mas não era aquilo que pensava, quando moleque, e fui procurar trabalho e estudar para tentar ser jornalista.

Hoje os meninos tem sonhos concretos e sabem, como o Fernandinho, que pode tornar realidade jogando um futebol razoável, como Jucilei e tantos outros que se mandaram para Rússia, Ucrânia e outros países gelados do leste Europeu.

O sonho de qualquer menino, hoje, não é aquele que eu tinha nos anos 50 lá na terrinha, que era vestir a camisa do Flamengo, hoje os garotos, incentivados por pais e empresários, querem é ganhar muita grana para fazer independencia financeira de toda família, no que estão cobertos de razões.

Comentários

  1. Mesmo que meu amiguinho não venha a ser um craque e tornar-se profissional da bola, Adílson, levará vantagem sabendo uma língua. Se souber duas, melhor ainda. O mundo está cada vez menor, e torna-se uma bola de golfe quando se fala uma língua universal. As viagens tornam-se mais prazeirosas, ganha-se mais cultura...E esse meu vizinho, 9 anos, pelo jeito vai ser um avião quando crescer. Imagine falar russo e inglês, lingua que todo moleque aprende atualmente. abrsss - ZMA

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho vontade de aprender a língua TUPI GUARANI, ouvi dizer que no PARAGUAI se aprende o Guarani (não sei se é a mesma coisa), por isso, estou pensando em mudar-me para Cidade Del Leste, de quebra aprenderei também alguma coisa de Espanhol. / Quando eu era pequenininho no Sertão de São João da Barra, hoje São Francisco do Itabapoana, meu sonho era jogar no Vasco, depois no Rio Branco, porém, fui ser titular da lateral direita do JOÃO LEITÃO FC, lá no Chiqueirão, era ídolo e artilheiro comparado ao Dalma Santos. /Abrs.

    ResponderExcluir
  3. Zé Luis, vc nasceu em São Francisco? Pergunto porque o meu saudoso pai também lá nasceu. Ainda tenho tios que lá residem. Por falar em João Leitão, quantas saudades das peladas semanais! Vc quis dizer Djalma Santos, não é? abrs

    ResponderExcluir
  4. Mexi com a memória de todos. Era este o meu objetivo quando botei aqui o pensamento do Zé Maria. Que legal, eu aprendi apenas uma lingua, o futebolês, e por onde ando uso e não me decepciono.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou miracemense, porém, nasci naquela região, as margens esquerdas do rio Paraíba do Sul, Adilson, foi meu convidado e fizemos há três ou quatro anos atrás um tour pelo sertão, ele viu que o sertão tem muitas veredas. Pois então sou conterrâneo do seu pai, sim senhor, ele mora em Miracema? Precisamos conversar um pouco mais Tadeu. / Realmente quis dizer Djalma Santos, faltou o "J", Djalma, foi lateral direito bi-campeão mundial com a Seleção Brasileira de futebol, Suécia e Chile. / Abrs.

    ResponderExcluir
  6. Zé Luís, meu pai faleceu em 1989. Morreu novo, com 57 anos, deixando minha mãe e um casal de filhos, mas os seus ensinamentos ainda perduram em nossa mente. Sobre o Djalma Santos, pelo que já li e ouço foi o maior lateral direito da história. Em 1958, atuando apenas na final, substituindo o titular De Sordi, foi o melhor lateral da Copa. Começou na Portuguesa de Desportos, passou pelo Palmeiras e encerrou a carreira já com uma idade avançada, no Atlético Paranaense. Hoje reside no triângulo mineiro. abrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção