DEZ ANOS SEM ZEZÉ MOREIRA

Texto de Ademir Tadeu Gonçalves

Hoje, 10 de abril, completa treze anos do falecimento de Zezé Moreira. Em 26 de julho do corrente ano completará treze anos da morte do Aymoré. O outro irmão, Ayrton, morreu mais novo e bem antes dos demais, em 22 de novembro de 1975.

A cidade de Miracema contribuiu com dois técnicos que já dirigiram a Seleção Brasileira. Eu, como miracemense e um colecionador de material sobre futebol, tenho muito orgulho dos irmãos Aymoré, Zezé e Airton Moreira. Eles elevaram o nome de nossa cidade no cenário futebolístico não só a nível nacional, mas também internacionalmente.

Zezé Moreira era o técnico da Seleção na conquista do primeiro título conquistado no exterior, no Campeonato Pan-Americano realizado no Chile, em 1952. Dirigiu também a Seleção na Copa do Mundo de 1954, na Suíça.
Aymoré Moreira foi o técnico na brilhante conquista da Copa do Mundo de 1962, por coincidência, também realizada no Chile. Os dois também se destacaram dirigindo os principais times do país e alguns do exterior.

Apesar de não ter dirigido a Seleção, o outro irmão, Ayrton Moreira, marcou época no futebol mineiro sendo o técnico da excelente equipe do Cruzeiro formada na década de 60. Equipe esta que revelou Tostão, Dirceu Lopes, entre outros.

Portanto, poucas cidades ou até mesmo nenhuma, no interior do nosso imenso Brasil, tiveram a honra de possuir três grandes treinadores, dois dirigindo a Seleção Brasileira em Copas do Mundo e acima de tudo, sendo irmãos, como a nossa querida Miracema.

Quando mais novo ouvia alguns comentários que eles haviam se esquecido da cidade natal, pois ficaram muitos anos sem visitá-la. No início da década de 90 foi Zezé Moreira que passou a vir aqui com mais freqüência, como de costume, elegantemente bem vestido e passeando pelas ruas da cidade.

Sem querer defendê-los, a profissão que exerciam muitas das vezes os impediam de ter residência fixa, já que o técnico de futebol está sempre mudando de cidade, estado e até mesmo de país.

De uma coisa eu tenho certeza, eles nunca negaram em suas entrevistas e depoimentos ao longo de suas carreiras, tenho material que comprovam, a cidade onde nasceram e principalmente, as suas histórias passadas na infância da pequena Miracema, antes de partirem para o Rio de Janeiro e conquistarem os seus objetivos

Comentários

  1. Que bom, Adílson, que você não guardou apenas para você essa bela lembrança do Ademir, contido num belo texto sobre os irmãos Moreira, especialmente pelo 13o de falecimento do Zezé, que na verdade chamava-se Alfredo, nome do pai. Convivi muito com o Aymoré, aqui em São Paulo, levando com ele longos papos sobre futebol e a vida, no sítio onde se refugiava, em Taubaté. E como seu "datilógrafo" nos comentários diários que screveu para jornais do México, durante a Cop de 70, quando, por minha indicação, foi contratado como consultor da revista Placar, que começou ir para as bancas naquele ano. Aymoré era papo bom pra mais de légua. Zezé era mais fechadão. Aymoré conhecia muito de bola, mas era tranquilo demais no trato com os jogadores, deixando-se muitas vezes enganar. Zezé conhecia menos que Aymoré, era mais pragmático e mais enérgico. Aymoré gostava de dizer que os dois se completavam, e que se fossem um só, seria o maior técnico do mundo. Parabéns Ademir, pelo texto e por guardar a memória dos grandes nomes que escreveram e história de Miracema no futebo. abrs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Ademir Tadeu pela lembrança desses importantes nomes do futebol brasileiro, nossa Miracema deve uma homenagem de maior amplitude a esses ilustres desportistas, cidadãos do mundo, apenas a nossa gloriosa ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA MIRACEMA homenageou os três, dando ao seu campo de futebol o pomposo nome de ESTÁDIO IRMÃOS MOREIRA, de estádio não tem nada. / Recentemente visitei a cidade mineira de CORDESBURGO, terra do escritor GUIMARÃES ROSA, cidadezinha linda, de uma gostosa tranquilidade, uma igrejinha lindinha, em fim, da vontade de lá morar. Pois bem, tudo gira em torno do Guimarães Rosa, vem gente de todos os cantos do mundo e por que não fazermos o mesmo com os nossos personagens? Esses gloriosos Irmãos Moreira, Maria Alice Barroso, Célio Silva, José Maria de Aquino, Adison Dutra, José Itamar de Freitas, Altivo Linhares, Luis Fernando Linhares, entre tantos mais. / Fica a sugestão ao nosso prefeito Ivany. / Abrs.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Zé Luiz, neste time de feras? Não sou merecedor. Quanto ao texto, Zé Maria, não poderia mesmo deixa-lo escondido no lugar dos comentários.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção