UM PASSEIO PELO TEMPLO DO FUTEBOL ESPANHOL


Desde quando foi anunciada a sequencia de jogos entre Real Madrid e Barcelona - até a Globo resolveu sair do marasmo europeu e transmitir os dois jogos da Champions League - que o clássico ganhou notoriedade. Esta semana, falar em Camp Nou e Santiago Bernabeu virou obrigação na grande mídia.

Hoje, ontem e amanhã ouvimos e ouviremos histórias de todos os tipos. Ouviremos entrevistas com grandes ídolos dos dois poderosos times espanhóis (a matéria com Evaristo Macedo, no O Globo, antes do primeiro clássico da série, foi sensacional) e sabendo do alto nível de reconhecimento, das duas torcidas, pelo craque brasileiro.

Hoje tem Ronaldo, o ex-Fenômeno, no “Bem Amigos”, do Sportv, e os repórteres da ESPN, da Globo e da Band estão no local do jogo, Santiago Bernabeu, palco do primeiro duelo da Champions League, na quarta-feira.

Este velho escriba, que vos fala neste momento, já teve o prazer de conhecer os dois palcos, Santiago Bernabeu e Camp Nou, e por isto fala com experiência própria, de tudo aquilo que os companheiros vivem no belo estádio de Madrid.

Paguei nove euros, em 2005, e 12 euros, em 2009, para visitar o Santiago Bernabeu, hoje cobram 16 euros, cerca de 36 reais, para uma visita panorâmica, mas com toda certeza, vale cada passo andado e seguido durante a visitação. O estádio é belo e o passeio é maravilhoso. Vale cada centavo.

Cada escala é uma emoção diferente, desde a subida pelo elevador panorâmico até a "tenda", onde os produtos oficiais são vendidos, passando pelo fantástico museu do clube, tudo é magnífico e emocionante. Fotos dos craques, inclusive os brasileiros Didi, Canário, Sávio, Roberto Carlos, Ronaldo e o sérvio/brasileiro Petkovic, são motivos de orgulho para nós Brazucas fãs de futebol.

As filas para fotos com os troféus conquistados pelos "merengues" são enormes, tem que ter um pouco de paciência, mas no final você dá aquele sorriso de felicidade e, mesmo beirando os 60 anos, como este que vos fala na ocasião, você se sentirá uma criança ganhando o primeiro brinquedo de Natal.

O que foi mais emocionante? Está registrado em fotos de meu arquivo particular: Entrar no vestiário e sentar no mesmo banco reservado a Zinedine Zidane, um dos maiores craques que já vi jogar em toda minha história da bola. Porém, tem sempre um porém, subir as escadas (foto acima) e deparar com aquele gramado, que parece uma mesa de sinuca, e olhar para as arquibancadas, mesmo vazias, dá uma sensação bem diferente. Algo indescritível, tenha certeza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Eis a minha seleção