A NOVA JÓIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO

Leio agora, em O Globo, a saga do Salgueiro AC, da cidade que lhe empresta o nome, localizada no sertão de Pernambuco. O time da cidade, de 50 mil habitantes, consegue a façanha de chegar a Série B do Brasileiro com apenas cinco anos de vida, o Salgueiro foi criado em 2005 e de lá prá cá, com ajuda da Prefeitura, de um grupo de forró e de uma empresa funerária, montou um time de médio porte e chegou ao objetivo maior.

Salgueiro está a 518 km da capital pernambucana e a prefeitura prometeu, com apoio do governador do estado, aumentar a capacidade do estádio municipal para os exigidos 10 mil lugares. "Há necessidade de uma ajuda estadual, a cidade não tem verba suficiente para construção do estádio, já ajudamos na folha de pagamento e é suficiente", diz um assessor do prefeito.

A média salarial do Salgueiro AC é de R$ 5 mil e os jogadores recebem em dia e quase todo elenco veio da região. "Eles representam bem a garra pernambucana", disse Eduardo Campos, governador de Pernambuco que foi receber a delegação salgueirense no Aeroporto Guararapes após a vitória sobre o Payssandu, em Belem, que deu a classificação ao time para a Série B do Brasileirão.

Enquanto isto, por aqui, não se vê manifestações como esta e nem organização necessária para que o torcedor campista possa sonhar com estas conquistas, e olha que o dinheiro rola com facilidade no município mais rico do interior fluminense.

Comentários

  1. Adilson,
    Seria utopia pensar em um projeto desse porte para Miracema? Pelo menos temos um bom estádio.

    ResponderExcluir
  2. Só o estádio. Cadê o dinheiro? Cadê a estrutura física e profissional para alojar um grupo? Um amigo meu já tentou isto por aí e bateu com a cara na porta dos homens com dinheiro. Fazer com dinheiro público eu sou contra, prefeitura tem que outras prioridades. Mas quem sabe um sonho possa ser realidade. O Célio Silva também pensou nisto, mas esbarrou nos problemas que citei.
    Se para Campos está dificil, imagine por aí.

    ResponderExcluir
  3. O caminho mais curto para se matar o futebol em uma cidade como Miracema, e muitas muito maiores, mais ricas, é um dia ver seu time numa divisão em que se sabe não poderá sustentar-se. Vem a ilusão, que não costuma durar mais que um ano, talvez dois, e logo vem a desilusão. O desânimo, o abandono. Encheria uma página com exemplos que conheço de perto pelas bbandas de cá. E parece que por aí também, não? Zé Maria

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção