ROGÉRIO CENI: UM ÍDOLO E UM LÍDER


Ouço, nas rodas de bate papos, que não se faz mais ídolo como antigamente. Quando desminto e mostro Rogério Ceni há um constrangimento total, muitos não gostam do goleiro do São Paulo FC e outros o acham antipático ou grosso.

Estive duas vezes com o goleiro tricolor, a primeira em 2002, quando o Goytacaz FC fez um jogo treino no CT do São Paulo, foi um papo curto e o suficiente para ver como o rapaz gosta de trabalhar e como os seus companheiros o admiram. A segunda, três anos depois, também no CT de Barra Funda, na companhia de José Maria de Aquino e Mauro Naves, que estava por ali para uma matéria para o Esporte Espetacular.

Conversamos por mais de uma hora e assistimos tietagem explicita de torcedores e jogadores, estes também o idolatram, e o papo rolou sobre idolatria, convivência com o sucesso e o trabalho que ele desenvolve fora de campo. O goleiro me passou uma tranquilidade incrível e se portou como um verdadeiro ídolo, ou seja, tratando todos com carinho e aberto a conversa e aos pedidos de fotos e autógrafos.

No domingo, diante do líder do campeonato, Rogério Ceni liderava um time desgastado e desmoralizado pela péssima campanha que realiza. Do seu canto, ou seja, de sua área, tentava comandar o time para uma reação, o Fluminense marcara primeiro e ameaçava com uma goleada impiedosa. É aí que entra o ídolo.

Poucos minutos depois ele, Rogério Ceni, foi lá na área tricolor carioca e fuzilou Fernando Henrique, em uma cobrança de falta quase perfeita, e o goleiro do Fluminense fez uma bela defesa. Mais tarde um pouco outra falta e desta vez a bola na caçapa e o empate decretado.

Fluminense continuava insistindo no ataque e ele, Rogério Ceni, evitava com defesas espetaculares e ensinamento de postura na defesa, como reagir diante de um time melhor e mais entrosado.

Ontem, à noite, meu velho amigo Ermê Sollon me liga e vai direto ao assunto: "Se Roberto Dinamite, Jairzinho, Zico e tantos outros marcaram suas passagens como grandes ídolos em Vasco, Botafogo e Flamengo, Rogério Ceni deve entrar no rol dos maiores personagens de um time de futebol, o São Paulo FC jamais irá esquecer este goleiro espetacular".

Assino em baixo, velho mestre, creio que daqui prá frente muitos daqueles incrédulos amigos, que não respeitavam o capitão do Morumbi, passarão a olhá-lo de forma mais respeitosa. Ele merece.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Apenas um comentário