UMA SEMANA DE COPA

Eu me preparei para ver a melhor Copa do Mundo de todos os tempos. Segui os conselhos dos especialistas e comprei uma TV 42’, com todo aquele aparato de uma televisão moderna, troquei meu pacote na operadora por assinatura por um outro, que inclui o sistema de Alta Definição, e cravei: Está garantida a mais moderna Copa do Mundo na minha sala.

Ah! Marina permitiu alterações na sala e me deu espaço e liberdade para colocar minha poltrona favorita no lugar em que poderia ver melhor as imagens da nova TV. Tudo bem e tudo pronto e aí veio a ansiedade e a expectativa para os jogos propriamente dito. A abertura foi um fiasco, um show para quem gosta de musica moderna e ritmos que não fazem minha cabeça, imagem que é bom nem pensar, apenas aquelas que já degustava nos programas pré-copa.

Vai começar o primeiro jogo: África do Sul 1 x México 1, em jogo que realmente já se esperava ser fraco e sem graça. Depois, em confronto de campeões do mundo, França 0 x Uruguai 0 e mais um jogo fraco e sem graça. Bem, é o nervosismo da estreia que abala os nervos e deixa o craque travado, pensei com meus botões.

Desci para um papo com os amigos e todos estavam empolgados. No sábado, dia dos namorados, saí com minha eterna namorada e ao lado do casal, também eternos namorados, Deise e Capistrano Arenari. Conversa vai, conversa vem, uma taça de vinho aqui, está muito frio, um chope ali, e o assunto Copa do Mundo chega à mesa. Não gostamos dos dois primeiros dias de jogos e tínhamos a mesma opinião: Seria a Copa da mediocridade.

A Jabulani continuou sendo maltratada durante toda a semana. Ninguém mostrou qualidade, talento e futebol para, nesta primeira rodada, levar a fama de melhor da Copa ou favorito absoluto. Das trinta e duas seleções que estão na África do Sul, número exagerado, pelo menos dez são medíocres, eu deixo o leitor escolher as suas dez, cinco são sofríveis, outras cinco são ruins e entre as doze restantes eu salvo quatro, entre estas Brasil e Argentina, que irão brigar no final pelo caneco.

Quantidade exagerada de jogos que estou assistindo, são três por dia, e um monte de programas esportivos, já estão me tonteando. Eu quase não saio as ruas e permaneço em minha poltrona favorita dez horas por dia. Fico sentado desde às oito da manhã, quando tomo o café em mesinha especial, passo pelo almoço, lanche da tarde e me levanto após o apito final do terceiro jogo, quando vou ao banho e um jantar preparado pela Marina.

Futebol em excesso, talvez eu faça uma pausa após a Copa e vá descansar em um lugar onde não tenha televisão ou campo de futebol por perto.

Mas eu dizia que apenas quatro seleções me deixam a certeza de que há vida inteligente nesta Copa do Mundo. A Holanda, que joga amanhã contra o Japão; a Argentina, do Lionel Messi o único por star que brilha e que goleou a Coreia do Sul na rodada de ontem; a Espanha, em que pesa a derrota zebrada para a Suíça, e o Brasil, que tem força, camisa e tradição.

E o que é pior, caro leitor, os comentaristas estão abusando de falar bobagens e os narradores, com tanta perfeição nas imagens que nos são enviadas pela TV Fifa, se perdem no bla-bla-blas de sempre e nos confundem com suas tentativas de ganhar audiência no grito e na fanfarronice.

Uma Copa do Mundo, tinha tudo para ser a mais perfeita de todos os tempos, e, em apenas uma semana, já me tira do sério e me tira da condição de amante do futebol espetáculo e de grandes táticas e me levam a admirar, contrariado, o futebol força, o futebol resultado e o futebol com um único objetivo: Vencer a qualquer custo e custe o que custar. Esta não é a minha praia, mas o torcedor não quer saber de espetáculo o que interessa é o circo e a festa pós jogo. Que vença o Brasil e que meu povo do esporte seja feliz.

Comentários

  1. Concordo com tudo o que vc escreveu, caro Adilson. Pelo que assisti na 1ª rodada, a Copa da África está caminhando para ser pior que a de 90, na Itália, na minha opinião, a + fraca que assisti. O nível técnico é fraquíssimo, com um futebol muito feio e vários jogadores com problemas físicos, jogando bem abaixo do que pode. Eu, como vc, sou adepto do futebol bem jogado, para frente, com o time sempre em busca do gol, que é a essência do futebol. Na maioria das seleções, o objetivo maior é não sofrer o gol e quase nenhuma preocupação em fazê-lo. É o que chamam de "futebol de resultado". Abrs

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Adilson tem sido perfeito em suas análises sobre os jogos desta COPA, tenho divergências sobre algumas observações porque ao meu ver, com o conhecimento que possuie deveria olhar um pouco a frente e aí lógico enchergaria o que começa a acontecer,exemplo: bons jogos, boas jogadas e principalmente as estrêlas começam a brilhar. / Tenho gostado muito do povo sul-africano em não ceder a opinião internacional contra as vuvulzelas, também sou contra, mas respeito, é um costume deles, fazem uma bonita festa, um povo alegre e festeiro. / Volto a afirmar caso o Brasil não se classifique em primeiro no seu grupo, deixarei de frequentar o blog com minhas opiniões, só voltarei quando o Vasco for campeão de algum campeonato importante, menos da segunda divisão. / O Brasil estará entre os quatro finalistas e será hexa. / O que tenho observado: basta qualquer seleção jogar bem para muitos brasileiros ficarem com medo e exclamar, viuuuu!!! A Argentina quando não andava bem na fase classificatória afirmei aqui no blog, tem futebol para ganhar e dar show, diferentemente do Brsil e outras seleções, mas não nessa COPA, pois essa tem dono, o BRASILSILSIL!!!/ Abrs.

    ResponderExcluir
  3. Adilsão,
    Concordo também com quase tudo. Eu tiraria o Brasil das quatro melhores. História, passado e números NÃO GANHAM COPA.
    E o Brasil só tem isso: camisa, como diz meu amigo Zanon, lá de Três Rios.
    abçs

    ResponderExcluir
  4. Alô, minha gente, vamos fazer um protesto contra a opinião do José Luis, o Categoria, que quer parar de visitar nosso blog caso o Brasil e o Vasco não sejam campeões. Desista desta ideia, amigo, vamos continar aqui, pois se permanecer o que estou pensando você ficará ausente até 2014.
    Obrigado aos amigos pelos pitacos inteligentes de sempre.

    ResponderExcluir
  5. Esse vascaíno aí acima não manja muito de futebol, não. Vai demorar para o Vasco ser campeão de qualquer coisa e Brasil Hexa só em 2014 se não exportarem mais tantos jogadores.
    Não pude ver todos os jogos, pois ainda não estou aposentada, mas do que vi só "zebra" leva o Brasil além das quartas. Aposto na Holanda, Espanha, Alemanha ou Argentina.

    ResponderExcluir
  6. Até agora não acertei o nome, primeiro escrevi vuvulsela, depois vuvulzela, parece que o certo é vuvuzela,isso? Que coisa! Porém,como diz o grande Adilson Dutra, tem sempre um porém, mesmo respeitando o costume do povo sul-africano, essa vuvuzela é chata demais. / Cláudia e meu amigo Dutra, esperem um pouco, vocês vão me dar razão depois, lógico, só com a seleção, quanto ao Vasco campeão aí..., talvez, seja possível que demore um pouco mais. / Estão falando muito sobre o Drogba, mas, vejam só: uma defesa que tem Júlio Cezar, Maicon, Lúcio e Michel Bastos, vai temer um Drogbazinho qualquer? / Meu amigo J. Souto então o Brasil só tem camisa? E esses jogadores mencionados acima? Ainda, Káka, Luis Fabiano, NIlmar, Elano, cujos direitos federativos valem milhões, não são de nada? Que isso! / Essa espressão "o Brasil só tem camisa", parece pouca coisa, mas não é não, camisa é muita coisa e faz tremer muita gente, ganha COPA DO MUNDO sim, vocês vão ver. / Abrs.

    ResponderExcluir
  7. José Luiz,
    O Brasil pode até surpreender, é claro, mas até hoje, só apresentou camisa na África.
    O Brasil tem time para ser campeão de qualquer copa, mas para isso precisa de tecnico, que conhece esquema tático, que estuda, que se aprofunda nas novas técnicas. Os jogadores brasileiros estão acostumados a grande técnicos, pois jogam nos melhores times da Europa.
    Realmente nosso selecionado é de estrelas, MAS NÃO SÃO OS MELHORES NO DIA DE HOJE, ou seja, existem outros melhores, que poderiam ser escolhidos e facilitar as coisas para todos.
    Esses convocados são reservas, estão fora de forma e no caso do Kaká, machucado. O Dunga tinha opções ao Kaká, mas foi teimoso. Foi birrento, o que não é permitido a uma pessoa nas condições dele.Ele lá representa um país, tem que ter maturidade para entender isso.Ele não tem. Mas pq ele é técnico? Pq ele faz a vontade dos empresários (lucra também, é claro) e convoca os jogadores exatamente para eles ganharem mais com seus passes. Contratar o Dunga é uma temeridade para qualquer país sério, para qualquer confederação decente.Mas isso é coisa que não importa aos brasileiros.
    Fora DUNGA JÁ!

    ResponderExcluir
  8. Dr. Souto, preste atenção, o contraditório é ótimo e você como bom advogado com certeza aprecia isso. Todavia, contra os números os argumentos ficam enfraquecidos. Gostar do trabalho do Dunga, concordar ou não, é muito natural, aliás, sempre foi assim em todas as COPAS em ralação ao que gostaríamos de ver lá e o que o treinador leva ou faz. Agora, dizer que contratar o Dunga não é coisa de um país sério e que a CBF não é uma entidade decente, acho muito exagero nisso, me parece mais uma revolta do torcedor José Souto e de certa maneira compreensível. / Os números mostram até aqui um trabalho altamente vitorioso, repito: ganhou todas as COPAS que disputou com a seleção principal; foi a primeira no grupo classificatório da América do Sul; com ele o Brasil quebrou tabus de ganhar do Uruguai em Montivideu e da Argentina em Buenos Aires há mais de 30 anos, quando o Dunga nem pensava em ser treinador; ganhamos amistosos da Itália, atual campeã do mundo por duas vezes, de Portugal, Inglaterra, etc, com ele o Brasil é o primeiro lugar no rank da FIFA. Portanto, esse é um trabalho de um treinador vitorioso e competente, não há como contradizer os números, a não ser quando vem com segundas intensões o que não vem ao caso e principalmente de sua parte. / Devo lembrá-lo, o treinador da Alemanhã na última COPA, foi o Klinsmann, nunca tinha sido treinador antes, acabou em terceiro lugar, era o Dunga deles, aliás, talvez, devido ao sucesso do Klinsmann o Ricardo Teixeira pensou no Dunga, pois, Wanderlei Luxemburgo, Leão, Falcão e outros mais haviam fracassados. / É isso que penso, respeitando muito, porém, não concordando com seu ponto de vista nesse assunto. Mas, nesse frio que anda fazendo é muito bom encontrá-lo aqui no blog para uma ponta de prosa. / Abrs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Apenas um comentário