O MOTIVO É ESTE: DUNGA

No domingo, antes do jogo começar, desci para dar uma arejada na cabeça, que precisava de algo diferente do futebol. Falar amenidades, conversar até sobre algo que não gosto, política, mas eu tinha necessidade de extrapolar, de sair do sério e conversar com amigos, afinal são dez dias de futebol no café da manhã, no almoço e no lanche da tarde, e vazando nos programas do início da noite.

Desci, como eu disse, em busca de algo diferente, mas a primeira pergunta, de um amigo leitor da coluna Papo de Bola, no Ururau e no Diário, veio logo assim que cruzei a calçada: Por que você não gosta do Dunga?

Senti que havia algo além da pergunta. Senti que era uma provocação ou uma defesa do treinador da seleção do Brasil. Fiquei alguns segundos mudo, procurando encontrar uma resposta não grosseira, como as que o treinador solta em entrevistas, e explicar com calma meu pensamento sobre o cidadão Carlos Caetano Bledorn Verri e não sobre o técnico de futebol Dunga.

Falei de sua arrogância, de sua teimosia e seus atos e atitudes para com a imprensa e a torcida brasileira. Tentei explicar que o moço de Ijuí/RS, era vingativo e estava fazendo tudo isto para tirar a "era Dunga", aquela de 1990, de suas costas e apresentar para o mundo os erros de uma imprensa apaixonada por futebol.

Vi que não estava agradando e tentei outra explicação, mas aí já estava na hora do jogo da Itália, diga-se de passagem, bem decepcionante, e pedi licença para voltar a subir os degraus e sentar à minha poltrona favorita. Sei que deixei o cara sem explicação, mas senti que minha tentativa de mostrar a diferença entre o técnico e o homem foi notada pelo meu interpelativo leitor na manhã do domingo que passou.

Hoje (segunda-feira) pela manhã, bem antes de Portugal x Coreia do Norte, quem encontro na fila do pão? Ele mesmo. O leitor se aproxima, pede licença e me diz: “Você está coberto de razão, o cara é mesmo uma antipatia, venceu bem a Costa do Marfim mas estragou tudo na entrevista depois do jogo. É mesmo um cara detestável”.

Sabe porque a torcida brasileira vai de encontro a atitude de Carlos Caetano neste momento? Ele mexeu com a Globo, a poderosa Rede Globo de Televisão. Enquanto éramos nós, simples mortais, a falar do comportamento do moço de Ijuí não nos davam ouvidos, agora a briga é com a Globo e todos me dão razão.

Perdão pelo desabafo, mas eu precisava falar muito mais do que isto, mas pensava que iria ocupar os olhos, e ouvidos, de vocês com coisas pessoais.

Comentários

  1. O que o Dunga está fazendo é uma sacanagem! Não vamos misturar as coisas, pois o seu trabalho dentro das quatro linhas é perfeito. Fora dela, no trato principalmente com a imprensa, é vergonhoso, para não dizer outras palavras. Se o Brasil for o campeão, torço para isso, fico só imaginando o que acontecerá. Não é de hoje que aqui comentamos sobre o seu mal humor e falta de educação no trato com a imprensa. Ele é do tipo que não aceita críticas e discordâncias de métodos de trabalho. Como já escrevi aqui anteriormente, não + assisto acompanho as entrevistas pós-jogo, que são chatíssimas. Fiquei sabendo por terceiros o ocorrido no dia de ontem na coletiva. Por isso que tem muita gente torcendo contra a nossa Seleção, o que eu não concordo, mas respeito a opinião seja de quem for, e o Dunga é o grande motivo de tal revolta. Agora que ele mexeu com alguns componentes da Globo, sempre privilegiada, talvez a repercussão tome rumos diferentes. É aguardar para ver!

    ResponderExcluir
  2. Adilson,
    Concordo com você em genero, numero e grau. E só uma outra observação:
    Quando ele fala como técnico da seleção, fala por todos nós. É através dele que seremos julgados e analisados pelo mundo. A seleção brasileira é a maior campeã de copas e jogos internacionais, imbatível. Imagina como essa imagem está correndo o mundo. Imagina quantos e quantos estão estarrecidos com essa posição do ex-jogador que comanda a seleção.
    Saudade do jogador Dunga. Se o Brasil for campeão não vai ser por causa do Dunga, mas APESAR DELE.
    abçs
    José

    ResponderExcluir
  3. Estilos diferentes e ambos supervitoriósos. Dunga e Parreira. O primeiro com um trabalho até aqui, onde, os números não deixam qualquer dúvida, contudo, deselegante no trato com a mídia, sem motivo nenhum para isso. O segundo, um supercampeão, ganhou tudo que o Dunga ganhou, mais uma Copa do Mundo como treinador (o Dunga ainda não ganhou) e outra como preparador físico (o Dunga ganhou como jogador), um cavalheiro, elegante, talvez, só o Vicente Feóla tenha sido igual. / Contudo, como disse o Che Guevara – “há que endurecer, porém, sem jamais perder a ternura”. Por isso Dunga, seja franco, menos grosseiro, pois, você não ofende apenas os reportes agindo assim, também a todos nós que o assistimos / Dito isto, não posso deixar de destacar que essa Rede Globo, a verdadeira voz do Brasil, tem hora que, quer que todo mundo se submeta às suas vontades em tudo. / Devido a nossa cultura gostamos muito de ver um belo sorriso, tapinhas nas costas e belas palavras, daí o sucesso dos nossos políticos, onde, eleição após eleição, lá estão eles de volta como solução para aqueles velhos problemas que nunca resolveram antes. Felizmente essa cultura vem mudando rapidamente, agora está valendo a lei “Mãos Limpas”. Esclareço: não me refiro especificamente a nenhum político, comento em tese. / Abrs.

    ResponderExcluir
  4. José Luiz,
    É Ficha Limpa, que o Dunga não tem, hoje li algumas coisas interessantes sobre ele, inclusive, não me lembrava, que ele xingou a imprensa qdo ergueu a taça da copa que ganhou como capitão.
    Ou seja, ele tem ficha suja e passado de convivência nada amistosa com a seleção.
    Vergonha!.....estou subindo no muro sim. Brasil convenceu contra a Costa do Marfim.
    abçs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção