COPA DO MUNDO É APENAS UM DETALHE

Texto de José Luis da Silva

Que beleza é uma Copa do Mundo de Futebol, tudo é diferente, uma grande festa, onde as partidas passam a ser apenas um detalhe. Tudo começa na escolha do país sede, depois a fase eliminatória, o desenrolar das obras, escolha da mascote, sorteio dos grupos, os novos estádios, a chegada das delegações, a abertura e o mundo da mídia em ação.

Os hinos, ao serem tocados quanta emoção traz para milhões de pessoas. A torcida, de cada país, fazendo brilhar os estádios. Os costumes do povo do país sede, as pessoas mudando seus comportamentos, famílias e amigos reunidos, gente que não entende nada de futebol passando a participar e virando especialista, enfim: uma maravilha só, onde o futebol é apenas um detalhe.

Os países ficam paralisados e unidos em “uma corrente prá frente, como disse certa vez o poeta Miguel Gustavo”. Eu digo: UMA BELEZA! Bilhões de dólares são movimentados nesse mundo, gerando muitas riquezas para milhões de pessoas em todo o mundo.

Aí, como tudo na vida é passageiro e imperfeito, começam as dores dos eliminados, tristeza, choro, reclamações, lamentações e rangeres de dentes. Todo dia o sol nasce, trazendo de volta a alegria. A festa continua e segue com o jogo final, onde todo o mundo para novamente, com as solenidades de enceramento.

Chega o momento da partida final e a festa dos campeões, tristeza dos perdedores. Depois o caminho de casa, novamente volta à alegria com a recepção aos campeões e tudo novamente volta ao normal para se repetir quatro anos depois.

Por isso, digo: Em uma Copa do Mundo o mais importante, sem dúvidas, é o detalhe, apenas um detalhe.

Comentários

  1. Belo texto, amigo José Luís, Parabéns! Esse até o saudoso Armando Nogueira daria nota 10. Abrs

    ResponderExcluir
  2. Meu superamigo Adilson Dutra é surpreendente, elegante em gestos e atitudes, por isso tem uma legião de amigos por esse Brasil a fora. / Certa vez, abro o nosso “DOIS ESTADOS”, lá estava uma crônica por mim escrita, no espaço onde ele assina até hoje uma coluna, aí exclamei, ué! Texto bonito e muito bem escrito. Confesso que não sabia que escrevia tão bem. Quando saí à rua, recebia cumprimentos de amigos e conhecidos, todos dizendo maravilha, não sabia que você escrevia tão bem assim, agradecia. Fiquei todo convencido. À noite no nosso programa na rádio Princesinha, às 18h - “Bola em Jogo”, dei-lhe um abraço de agradecimento pelos momentos de fama que tive. Nunca mais escrevi nada. / Agora, sou surpreendido com um comentário que fiz sobre um texto seu no blog, novamente recebo parabéns. Dessa vez pelo menos escrevi lógico que ficou melhor com uns adendos seus. / Obrigado Tadeu. / Estou preocupado com o DR SOUTO, ele anda muito quieto, com certeza está aprontando umas para mim, estou aguardando, mas, por favor, não venha falar mais do Dunga, só se o Brasil for desclassificado pelo Chile, porém, é mais fácil o sargento Garcia prender o Zorro do que o Brasil perder para o Chile, na verdade estou aguardando a seguinte Manchete no Jornal El Mercúrio – “JOGAMOS COMO NUNCA, PERDEMOS COMO SEMPRE”, evidentemente que em espanhol. / Abrs.

    ResponderExcluir
  3. O que é bom é prá ser mostrado. Eu já disse que gostaria de dividir a "bancada" com você e com Ademir Tadeu, outro que nos brinda com ótimos pitacos. continue mandando, que quando menos esperar estará em destaque. Valeu, abraço e Viva México!!!

    ResponderExcluir
  4. Texto revisado. / Meu superamigo Adilson Dutra é surpreendente! Elegante em gestos e atitudes, por isso, tem uma legião de amigos por esse Brasil a fora. / Certa vez, abro o nosso "DOIS ESTADOS" - lá estava uma crônica por mim escrita no espaço onde ele assina até hoje uma coluna, aí, exclamei: - ué! - Texto bonito e muito bem escrito. Confesso, não sabia que escrevia tão bem! Quando saí à rua, recebia cumprimentos de amigos e conhecidos, todos dizendo: maravilhoso! Não sabia que você escrevia tão bem assim, agradecia. Fiquei todo prosa. / À noite no nosso programa na rádio Princesinha, às 18h - "BOLA EM JOGO", dei-lhe um abraço de agradecimento pelos momentos de fama que tive. Nunca mais escrevi nada. / Agora, sou surpreendido ao ler um texto no blog oriundo de um comentário que fiz sobre seus Pitacos, lógico, ficou melhor com uns adendos seus. Novamente recebo parabéns! Dessa vez do meu amigo Tadeu, nossa revelação. Obrigado. Pelo menos dessa vez escrevi. / Estou preocupado com o DR. JOSÉ SOUTO, está muito quieto, bom advogado que é, com certeza deve estar aprontando umas para mim, estou aguardando bombas, mas, por favor, não venha falar mais do Dunga, só se o Brasil for desclassificado pelo Chile, porém, é mais fácil o sargento Garcia prender o Zorro do que o Brasil perder para o Chile, na verdade estou aguardando a seguinte Manchete no Jornal El Mercúrio: - "JOGAMOS COMO NUNCA, PERDEMOS COMO SEMPRE", evidentemente em espanhol./ Abrs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção