AYMORÉ MOREIRA VISTO PELOS PORTUGUESES




Nesta época de Copa do Mundo o assunto foge e o que fica no ar são as histórias e os causos que envolvem a maior competição esportiva do planeta. Eu, cá do meu cantinho, concordo com que diz que Copa do Mundo é o maior evento realizado em todo o mundo e em todas as atividades.

Muitos se envolveram e poucos se destacaram nestes 70 anos de disputas, que se iniciou no Uruguai, em 1930, e se repete a cada quatro anos, exceto no período da II Guerra Mundial, quando deixou de ser disputada nos anos de 1942 e 1946 e retomando em 1950, a primeira copa realizada no Brasil.

Por aqui se esquecem dos ídolos, principalmente nas cidades sem memória, como a minha querida Miracema, mas fui buscar, em um site português, criado para valorizar as notícias do FC do Porto, um dos maiores da Europa, algo para ilustrar nosso conterrâneo campeão do mundo, Aymoré Moreira, com o linguajar original dos patrícios e redação do http://paixaopeloporto.blogspot.com

Hoje, nas «Curiosidades FCP», vamos recordar Aymoré Moreira, um ex-guarda-redes brasileiro que foi treinador do FC Porto durante aquele célebre período de 19 anos que o FC Porto passou sem vencer o campeonato nacional.

O percurso de Aymoré Moreira como jogador e treinador é muito idêntico ao de outro técnico brasileiro que orientou o FC Porto na década de 50, Dorival Yustrich.
Além de terem sido ambos consagrados guarda-redes brasileiros (pertencem os dois àquela geração que ainda não usava luvas), Aymoré Moreira e Dorival Yustrich também partilharam outro dado em comum: foram ambos treinadores do FC Porto.

Aymoré Moreira começou a chamar a atenção da imprensa e dos adeptos quando representava o Botafogo (na mesma altura, Yustrich defendia as cores do Flamengo). Foi neste histórico clube brasileiro, que representou entre 1936 e 1946, que realizou as melhores exibições da sua carreira (apesar da baixa estatura para a posição, pois media apenas 1,72m), sendo também chamado a representar a selecção brasileira.
Impressionada com o seu estilo entre os postes, a imprensa brasileira que acompanhava os jogos do Botafogo logo o apelidou de «guarda-redes elástico e voador».

Depois de terminada a carreira de jogador, Aymoré Moreira optou por continuar ligado ao futebol como técnico, sendo por diversas vezes chamado a orientar a selecção brasileira e chegando mesmo a ser campeão do mundo em 1962, no Chile.

Na ‘canarinha’, orientou várias gerações de consagrados jogadores brasileiros, como Pelé, Didi e Garrincha (na década de 60), e Tostão, Gérson e Rivellino (na década de 70), enquanto que no FC Porto teve o privilégio de trabalhar com Rolando, Cubillas, António Oliveira e Fernando Gomes, entre outros.

Aymoré Moreira chegou ao FC Porto no início da época 1974/75 (tinha orientado o Boavista na época anterior). No entanto, os maus resultados acabaram por ditar o seu afastamento à passagem da 23ª jornada do campeonato (foi substituído por Monteiro da Costa). Apesar da sua saída prematura, o FC Porto conseguiu ser segundo classificado no campeonato, a apenas 5 pontos do Benfica, enquanto que nas competições europeias foi eliminado pelo Nápoles, na 2ª eliminatória da Taça UEFA, e na Taça de Portugal não foi além dos Quartos-de-final da prova

Comentários

  1. Adilson,
    Logo no início de 2009 a prefeitura promoveu uma grande exposição em homenagem a Zezé Moreira.
    Além disso, a cidade tem um estádio em homenagem aos "Irmãos Moreira", que, por sinal, está sendo recuperado pela prefeitura, apesar de pertencer à Associação Atlética, mas está alugado para o Poder Público.
    Claro que ele poderia ser mais lembrado, mas se compararmos com as cidades vizinhas, Miracema tem memória sim.
    abçs
    José Souto Tostes
    www.miracemarj.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Apenas um comentário